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CENTRO HISTÓRICO
Porta Palazzo e arredores
Conto Coral em versos
Tradução baseada na edição
italiana do ano 2019
de: Aderito
Francisco Huo
Distribuição Tektime Editore - Copyright © 2021 Guido Pagliarino - Todos os direitos pertencem ao autor
Veja a apresentação da obra original em italiano
Leia o prefácio do autor para esta nova edição do poema I Vejo o Índice da obra I Vejo algumas das livrarias onde este poema está à venda
Capas das duas primeiras edições em italiano
Edição do ano 1993 |
Edição do ano 2008 |
Algumas das livrarias onde este poema está à venda: TOP
Livro de papel
ISBN 9788835427414 Amazon.es (Edición en Portugués)
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E-book
ISBN 9788835427407 Amazon.es (Edición en Portugués)
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PREFÁCIO
DO AUTOR
TOP
"Centro histórico" é um poema épico, o conto em versos como hoje mais
correntemente se diz, um conto coral que se desenrola em "cantos" intitulados em
personagens cujas vissicitudes são, directamente ou indirectamente, ligadas.
Tinha-o escrito em 1990; em 92 fizera parte dos 19 finalistas em mais de 850
obras participantes a um concurso literário para o inédito lançamento junto do
Salão do Livro de Turim pelo Baraghini, o editor dos famosos livrinhos "1000
liras" naquela altura. Amplos trechos de "Centro histórico" tinham sido
inseridos, seguidamente ao concurso, numa revista e no ano seguinte o Centro de
estudos da Cultura e sociedade - Instituto de pesquisa e documentação - tinha
reproduzido o poema, deixando para mim a propriedade literária. em 2001 tinha-o
recuperado apresentando variantes, em 2006, pegando de novo a obra, tinha
eliminado cerca de um décimo dos versos e, no fim alguns dos restantes
modifiquei no inicio de 2008 chegando à redacção que aqui apresento de novo.
Passados enfim muitos anos, outras personagens seriam
riscadas, mas a obra ficaria híbrida e anacrónica, o panorama não seria mais
aquele do centro histórico do ano 1990 com aquelas figuras "no pequeno mundo que
vive em Turim entre a Catedral/a rua Garibaldi e as avenidas Regina e Valdocco",
como recitava um tempo o incipit do poema, abolido na nova redacção: figuras
tais como aqueles marocchini, como geralmente eram indicados todos os imigrantes
árabes, que em 1990 vendiam na rua pequenas esponjas e isqueiros, enfim figuras
quase desaparecidas e, como sabemos, substituidas, a um extremo, por pessoas
inseridas numa séria actividade e, talvés, apanhados legalmente pelos familiares,
do outro, não poucos clandestinos caidos na delinquência, dos quais estivera
entre os precursores a minha personagem Omàr Salazìm. em 1990 não havia ainda, e
portanto não aparece no poema, o terrorismo dos extremos islâmicos, presentes
agora infelizmente, como é bem notável, mesmo no nosso País, os quais em Turim,
esconder-se-iam preponderantemente na zona do centro dito Porta Palazzo. Receio
que, por causa do terrorismo islâmico corrente, alguém poderá não ver com
simpatia a minha personagem do "bom imigrante árabe" musulmano Abdùl Satelèch:
os colectivismos, como declara Ariano o histórico, outra figura do poema, são
bestas ferozes, contudo a tendência raciocinando pelo conjunto é lamentavelmente
espontânea e, seja na história, como no quotidiano, é instigação de injustiça;
por exemplo, visto que os islâmicos são os terroristas, eis porque todos os
islâmicos são, infelizmente, suspeitados. Porta palazzo, o digo sobretudo para
os não turinenses, é hoje completamente zona de imigrantes, não só de África mas
da Europa oriental e do extremo Oriente, sobretudo da China; pelo contrário os
chineses constituiram na zona Porta Palazzo, em pouco tempo, uma sua pequena
China Town, no momento em que eram figuras quase ausentes no ano de 1990 onde
redigia o poema. não muitos são os italianos na zona, queira porque muitos dos
mais velhos, quase todos imigrados do sul, uma vez reformados voltaram às suas
zonas de origem, por nostalgia e porque a vida lá custa muito menos, queira
porque os mais jovens, há tempo, preferiram normalmente mudar-se para
apartamentos mais recentes na periferia ou numa das localidades da segunda
cintura de Turim. É mesmo muito diminuto no centro histórico urbano, e em
particular em Porta Palazzo, o número dos negociantes italianos, tais como os
leiteiros e queijeiros Antonio e Lisa que o leitor encontrará no conto,
exercícios comerciais quase todos já encerrados e substituídos, não apenas no
centro mas em toda a área citadina, por super armazéns, o que, não obstante, já
anunciava no poema: sem necessidade de ser um nostradamus, uma vez que era um
futuro não apenas previsível mas claramente na fase inicial, com enormes
capitais desencadeados para eliminar as pequenas lojas do bairro, tanto
influenciando politicamente como difamando a categoria com os seus meios de
informação, aponderando-se ao mesmo tempo permissões de exercício nas vastas
áreas. sobreviveu porém completamente a actividade dos vendedores ambulantes,
sobretudo de alimentos e roupa, primeiro entre todos próprio aquele do mercado
da Piazza della Repubblica/Praça da República e imediações (o mais grande da
Europa) vulgarmente chamado "Porta Palazzo", agora com muitos vendedores
imigrantes, predominantemente chineses e árabes: penso que ele continuará porque
o gosto pelo mercado ambulante têm consumidores bem activos e, sobretudo, porque
os preços de Porta Palazzo são concorrenciais, humilhando os mega capitais.
Em suma o poema aparece em mim como um conjunto de flash
- históricos sobre um centro histórico de Turim hoje em notável medida diferente
e, quanto a mim, pior; porém o título original "Centro histórico" tornou-se
citando o ano da redacção do manuscrito, "Centro histórico - Porta Palazzo e
arredores 1990!.
uma outra coisa: tinha-se suposto a seu tempo uma
influência no poema da "Antologia de Spoon River" e, ainda mais, do Pavesse de "Trabalhar
exausta"; assim, precisamente, tinha comentado o já bastante saudoso Giorgio
Bárberi Squarotti numa sua nota de autógrafo:
Caro Pagliarino
Li com vivo interesse esta galeria de ritratos de personagens de um bairro de
Turim, quase uma espécie de "antologia de Spoon River" de vivos (com alguns
mortos", narrada pelo autor - testemunho no verso de grande envergadura, bem
modulado e cadenciado, do qual os rostos humanos, as tragédias, as situações
paradoxais e grotescas sobressaiem com eficaz realce. Muitas vezes o ataque faz
pensar a Pavese: com um que de muito mais sombrio e consternado, por assim dizer..
Giorgio Bárberi Squarotti
Sobre a obra “Spoon River” concordo, se bem que a minha
leitura do del Lee Masters antecedesse quase três décadas a redacção de “Centro
histórico” e durante a redacção não a tivesse em destaque; todavia, às coisas
feitas, não excluo precisamente que o meu inconsciente a tivesse presente; pelo
contrário quanto a Pavese de "Lavorare stanca/Trabalhar exausta", com aqueles
seus versos que a mim, amante do ritmo, mesmo sem contestar completamente o
valor, longe disso, soam para mim um pouco prosaicos, penso que aquele grande
não tens nada a ver, se não para a piemontesidade, tanto como caracter de fundo,
quanto para a comum, intencional tradução em italiano, aqui e acolá, de forma da
língua piomontesa, o que contudo não é invenção nem sua nem minha, mas praxis do
já quase desaparecido povo subalpino autóctone; aliás, parece própriamente que o
"Lavorare stanca/Trabalhar exausta" de Pavese devesse por sua vez a Edgar Lee
Masters.
Insiro em apêndice ao poema o prefácio de Sergio Notario
à primeira edição da obra, apresentação que tem como origem uma posição
metafísica e ideológica diferente da minha; todavia, acapacidade e humanidade do
prefaciador tinham sabido colher suficientemente bem o meu sentimento, não
obstante alguns pontos em que notava-se o afastamento de Sergio do Cristianismo;
por exemplo, lá onde afirmava que o crente sente todo o bem de um lado e todo o
mal do outro, não mostrava de ter clara a distinção entre a dor e o mal e o
facto que o cristão não é absolutamente maniqueísta mas, ao contrário, sente o
pecado agitando-se nele, e veja o que diz Paolo na carta aos Romanos, 7,
versículo 18 e seguinte: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não
habita o bem; efectivamente existe em mim o desejo do bem, mas não a capacidade
de realizá-lo; de facto eu não efectuo o bem que quero, mas o mal que não quero":
para os cristãos é realmente mal só o pecado, causa de dor de todas as formas,
enquanto o sofrimento nem sempre deriva da má vontade dos seres humanos, basta
pensar a uma doença; e é precisamente aqui que, na minha opinião, o Cristianismo
distingue-se das outras religiões, com o seu Deus que é homem no seu próprio Ser
eterno e prova também a experiência da vida material terrena dentro da história
(teólogo medieval Duns Scoto) sujeitando-se pois a sofrer e morrer por causa da
alheia livre escolha (poderosos do Sinédrio e do Templo), respeitando a
liberdade concedida por Deus mesmo a cada ser humano. A um certo ponto do
prefácio Notario falava do milagre de uma conversão, porém, caro leitor não
procure tais versos, efectivamente os eliminei: há um tempo, os tinha sentido
adocicados; constituiam o produto final no qual a personagem de Vincenzo o
racista viera a ser crente e benévolo; agora o poema conclui-se na mesma
situação do inicio, aquela de um Vincenzo maligno, como normalmente acontece não
obstante as orações de outrem, porque Deus respeita a liberdade da consciência
dada a cada ser humano, e o assassinato por ele não impedido de Jesus é facto
evidente. Estou muito grato a Sergio Notario, poeta para além de ser crítico,
músico e por aí adiante, que, não limitando-se a escrever o prefácio, tinha
continuado a seguir a obra durante muito tempo depois da reprodução, com
apresentações e leituras públicas.
Guido Pagliarino
Brevíssima premissa do autor à obra
traduzida
PREFÁCIO DO AUTOR
CENTRO HISTÓRICO - PORTA PALAZZO E ARREDORES 1990 Conto coral em versos
Vincenzo o racista
Abdùl Satelèch
Rosario o condómino
O velho mascate
Dom Rocco o pároco
Giovanni o bancário
Omàr Salazìm
Gaia a estudante do liceu
Os leiteiros
Ariano o histórico
Arduino cabeleireiro
Ajànira Babùtu
Luigi o personalista
Giampaolo o médico
Gianluca o embaixador
Vincenzo, segunda parte
Apêndice: PREFÁCIO DE SERGIO NOTARIO À PRIMEIRA EDIÇÃO 1993